O Abecedário do Casamento Cristão

CONSELHOS PRÁTICOS DE “A a Z”, para um casamento que honre a Deus, reconhecendo que, sem Ele, nada podemos fazer. (Jo 15.5, Sl 127.1,2)

AAbracem seus respectivos papéis de liderança amorosa e submissão respeitosa.

As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor…Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja…Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido. (Ef 5.22,25,33)

BBusquem desenvolver sua amizade ao longo de suas vidas.

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. (Pv 17.17)

Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo.(Pv 27.17)

CConfiem única e exclusivamente em Cristo para construir seu lar.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento (Pv 3.5)

DDesliguem a televisão!

Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (Sl 101.3,4)

EEscutem antes de falar.

O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior (Pv 18.2)

FFujam da dívida!

O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta (Pv 22.7)

GGastem tempo juntos nas refeições (sem distrações).

Estas palavras…tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa… (Dt 6,6,7)

HHonrem publicamente um ao outro

A esposa respeite a seu marido…Maridos…vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade… (Ef 5.32; 1 Pe 3.7)

IInvistam no Reino de Deus e coisas eternas: a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o povo de Deus

Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus… (Mt 6.33)

JJamais durmam bravos (guardando mágoas).

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Ef 4.26,27)

LLouvem a Deus JUNTOS na igreja

Consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima. (Hb 10.24,25)

MMinistrem juntos

Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor! (Js 24.15; 2 Co 6.14,15)

NNunca permitam que os filhos, pais ou outros terceiros sejam o CENTRO de suas vidas

Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)

OOrem juntos.

Orai sem cessar…orai uns pelos outros…Sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações (1 Ts 5.19; Tg 5.16; 1 Pe 3.7)

PPeçam (e concedam) perdão (não desculpas) sempre que alguém erre.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta (Mt 5.23,24; Pv 28.13; Tg 5.16)

QQuando não conseguem resolver um problema, procurem ajuda!

Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los…Na multidão de conselheiros há segurança…Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Pv 20.5; Pv 11.14; Cl 3.16)

RRespeitem as opiniões contrárias um do outro: se os dois sempre concordarem, um é desnecessário!

Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gn 2.18)

SSeparem os PRIMEIROS MOMENTOS depois de chegarem em casa para um “Tempo de Sofá”

Vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida… (1 Pe 3.7)

TTirem a palavra “Divórcio” do seu vocabulário

O Senhor Deus de Israel diz que odeia o divórcio (Ml 2.16)

UUnam-se diante dos filhos.

VVão para cama juntos (no mesmo horário).

Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (1 Co 7.5)

XXingar, nunca!

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem (Ef 4.29)

ZZelem pelo prazer sexual DO OUTRO, não de si mesmo.

O meu amado é meu, e eu sou dele. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. (Ct 2.16; 1 Co 7.1-5)

Por: Cláudio Ferreira Costa
Fonte: www.palavraefamilia.org.br