Apegados

“(…) importa que nos apeguemos com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.”

Nós crescemos no conhecimento e na graça do Senhor Jesus processualmente. Depois de experimentarmos a graça salvadora e ação santificadora do Espírito devemos seguir ininterruptamente na busca de um relacionamento com o Senhor ainda mais intenso. Assim como o tempo está envolvido em nosso crescimento espiritual, assim também em nosso empobrecimento espiritual. Ninguém que conheceu o Senhor Jesus, de fato, o abandona repentinamente. Muitos passam por processos de esfriamento porque se distanciam das Escrituras, da piedade e da comunhão. Então revelam um coração que não é mais frio, mas terrivelmente gélido.

Muitos dizem: ‘Estou bem com Deus, não preciso da Igreja’. Quando afirmações como estas são feitas, na verdade, retratam um quadro preocupante, no qual o orgulho da autonomia se faz presente. Não precisamos do Senhor, dizem muitos, se amoldando a este presente século. Os nossos dias são muito maus. Como poderíamos enfrentá-los sozinhos? As nossas relações com o Senhor precisam ser inegociáveis e as nossas relações com a Igreja do também.

Ouvir a Palavra é fundamental no processo de crescimento espiritual. Às vezes, achamos que não, que o que sabemos jamais perderemos. Mas a verdade é que nos esquecemos até com muita facilidade de sermões e estudos, os quais recebemos com muito interesse no passado. A Palavra de Deus encoraja, restaura a alma, cura feridas, consola os abatidos, expõe os verdadeiros desígnios do coração humano e, sobretudo, comunica a graça de Deus em todas as estações da vida. O verbo ‘apegar’ no texto de Hebreus deve chamar nossa atenção. Porque afinal exprime a necessidade que temos de nos “agarrar” às verdades das Escrituras, precisamos nos ver ‘grudados’ ao nosso Senhor. Só tal proximidade nos garante segurança em dias em que corremos riscos reais.

O Espírito Santo está pronto para nos ajudar sempre. Basta que nos apeguemos de tal forma que jamais tenhamos qualquer possibilidade de nos desviarmos da mensagem do Evangelho.

E você? Está apegado ao Senhor?

::Pastor Ernesto Ferreira Junior