O perigo do orgulho

“(…) vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” 1 Samuel 17:45b

O pecado do gigante filisteu foi muito bem definido por Davi como arrogância, afronta contra o Senhor, e não contra o povo de Israel, como deixa claro o versículo acima.

É preciso entender que afrontar significa literalmente colocar a sua fronte (a parte superior da frente do rosto, a testa) diante da face da outra pessoa. Trata-se de um gesto destinado a medir a sua altura com a de outra pessoa, aproximando-se dela e esforçando-se para olhá-la de cima, com um ar de superioridade.

Golias, ao afrontar o Senhor dos Exércitos, julgava-se à altura de Deus, isto é, alguém com quem poderia medir forças, olhar nos olhos e intimidar. Para sua humilhação, Deus usou o pequeno Davi, que lhe cortou a cabeça.

E com Saul, o que lhe aconteceu? A mesma coisa. Como o seu ombro sobressaía acima de todos os homens de Israel, e todos os seus inimigos estavam derrotados sob a espada do seu exército, só lhe restava procurar um lugar acima dos homens, isto é, o lugar de Deus! Pelo mesmo pecado de Golias, a sua cabeça (fronte) foi cortada, a sua altivez foi rebaixada. Os dois eram gigantes e ambos caíram.

Obediência não é um ato emocional, deve ser contínua, independentemente das flutuações do coração humano. Precisamos aprender a acalmar a voz das emoções e assumir, por uma decisão da vontade, que obediência é um aprendizado contínuo. As tentações de rebeldia e obstinação sempre irão aflorar entre os sentimentos do nosso coração e por isso precisamos aprender a acalmá-lo sob a disciplina da obediência.

Firmados nele, podemos resistir ao impulso de O afrontarmos, desobedecendo a sua Palavra. Resistindo na fé, poupamos não somente a nossa vida como também a daqueles que estão conosco.

Os gigantes caem porque o orgulho abate todas as suas vítimas. E vão ao chão tanto entre os filhos de Israel quanto entre os filisteus. Saul era um ungido de Deus, mas caiu e levou à morte os seus herdeiros, tanto quanto Golias, o valente dos filisteus. E ambos caíram no mesmo pecado de desejarem se colocar no lugar de Deus.

::Pastor Aguiar Valvassora

Share this post

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Precisando de algo? Converse agora!